Curso de Extensão
Encontro com o Museu
Encontro com o Museu é um curso de extensão promovido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS e Secretaria de Município da Cultura, através da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Sua proposta é oferecer aos participantes, nessa primeira edição, encontros mensais realizados na primeira semana, entre os meses de maio e dezembro de 2018. O curso contará com palestras temáticas ministradas por convidados de reconhecida pesquisa na área da Ciência da Informação.
O curso é gratuito, com a oferta de 15 vagas e entrega de certificado ao final.
Inscreva-se!
Encontros
8º encontro:
5 de dezembro de 2018
Horário:
15h45min
Fototeca Municipal Ricardo Giovannini
Sala de Ação Educativa
Prédio da Prefeitura Municipal
Oficina de Confecção de Embalagens para Conservação de Bens Culturais
Convidados
Conheça os convidados de cada encontro.
8º encontro - 5 de dezembro
1º encontro - 2 de maio
Jossana Peil Coelho, Degli Márcia Silveira de Quevedo e Rosaura Isquierdo Rocha
Sócias-proprietárias da Empresa Mnemosine Conservação de Acervos. A frente da empresa, elas atuam em projetos com conservação de acervos públicos e privados. Exercem ações como produtoras culturais, tendo três projetos aprovados em editais voltados para a preservação de patrimônios. Desenvolvem atividades de pesquisa na área de conservação e acessibilidade junto a Universidade Federal de Pelotas/RS.
Oficina de Confecção de Embalagens para Conservação de Bens Culturais
Desirée Nobre Salasar
Desirée Nobre Salasar possui graduação em terapia ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (2017). É mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela mesma instituição. Realizou estágio em Acessibilidade Cultural no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, Portugal (2015). Atuou como bolsista e colaboradora do Programa de Extensão O Museu do Conhecimento para Todos (2012 – 2016). Responsável pelo Programa de Acessibilidade do Museu do Doce da UFPel e pelo Plano de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Organizadora do livro multiformato "A Casa do Conselheiro".
Acessibilidade em Museus: Desafios e Perspectivas
Julia Silveira Matos
Professora de História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, coordenadora do Laboratório Independente de pesquisa em Ensino de Ciências Humanas -LABEC, formada em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), possui especialização em Teologia com habilitação para Ensino Religioso, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Desenvolveu pesquisa sobre a obra do historiador Lucien Febvre. Para o mestrado dedicou-se a análise da obra do historiador Sérgio Buarque de Holanda e produziu o trabalho intitulado Sérgio Buarque de Holanda: Raízes do Brasil, diálogos com a política e a história do Brasil, dissertação defendida em 2005. Em sua tese para doutoramento analisou, de forma comparativa, o ideário nacionalista nos escritos jornalísticos de Sérgio Buarque de Holanda e Assis Chateaubriand e defendeu tese em 2008. Atualmente ministra as disciplinas de Introdução aos Estudos Históricos e Brasil Contemporâneo no curso de Arquivologia e Estágio Supervisionado no curso de História Licenciatura. Atualmente pesquisa o papel das tendências historiográficas na construção dos saberes históricos nos livros didáticos.
Uma experiência no museu: possibilidades para uma aprendizagem sensível.
Andréa D'Avila Burguez
Bacharel em Turismo, formada pela Universidade Federal de Pelotas. Pós graduada com MBA em Marketing pela Universidade Católica de Pelotas.Doze anos de atuação como turismóloga na Prefeitura Municipal do Rio Grande, Secretaria de Município do Turismo.
5º Encontro | Turismo Cultural e Museus
Ângela Marina Macalossi
Mestre em Memória Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas/ 2012 (UFPel). possui pela mesma Instituição Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis (2013). Especialista em Patrimônio Cultural: Conservação de Artefatos (2008), Graduação em Artes Visuais Bacharelado Habilitação Pintura (2005). Atuou como Professora Temporária na Universidade Federal de Pelotas (2012-2014) ministrando aulas nos cursos de Conservação e Restauro, Museologia e História. Membro desde 2011 da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS) Atualmente é Servidora Publica da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, atuando como Técnico em Restauro do Arquivo Geral da mesma instituição.
4º encontro | Conservador-Restaurador: seu papel e missão diante do acervo
José Vicente Freitas
Doutor em História e Sociedade pela UNESP- Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP. Professor Associado IV na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA - FURG) desta universidade desde 1998, vinculado a Linha de Pesquisa - Fundamentos da Educação Ambiental. Consultor ad hoc da UNESCO, PNUD e OTCA. Facilitador, no Brasil, e revisor pedagógico, do Curso Piloto da Unesco para professores sobre Educação em Mudança Climática e Desenvolvimento Sustentável. Disseminador dos Objetivos do Desenvolvimento sustentável no Brasil.
Rodrigo Paixão Pereira
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande e pós-graduado em Direito Público pela Escola Superior Verbo Jurídico - Porto Alegre - RS. Atualmente, além de exercer advocacia privada, é professor universitário de Direito Civil, Direito Processual Civil e Supervisor do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, onde foi membro da Comissão Própria de Avaliação, sendo, atualmente, membro do Colegiado do Curso de Direito. Juiz Leigo aprovado em concurso público de provas e títulos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Participa de projetos de defesa dos Direitos Humanos. Foi advogado junto ao Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde também lecionou as disciplinas de Direito Civil, Prática Jurídica e Legislação. Participou da criação e da execução do Projeto "Empoderando Mulheres".
A Propriedade artística e suas implicações nos direitos autorais e de imagem
Claudio Renato Moraes da Silva
Formação em Biblioteconomia, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação, Mestre em Educação Ambiental - pela Universidade Federal do Rio Grande, Doutor em Educação Ambiental - Medio Ambiente Natural y Humano pela FURG e Universidad de Salamanca Espanha - concentração na área da Educação, Pós-doutorado em Educação Cultural: Comunicação, Programa de Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, escritor das obras O Que é Educação Ambiental (2014); Antônia Bibliotecária: um amor em15 dias (2015) e Eu ti amu até o fim (2017/18). Docente junto ao curso de Biblioteconomia da FURG, Adjunto no Programa de Pós-graduação em Educação UFPB, Pesquisador junto ao Diretório CNPq, membro comitê de extensão FURG. Facilitador de ações afirmativas e inclusivas sob formatos de arte-educação.
Empreendedorismo Himself, as Ciências da Informação, Espaços e Ficção