top of page

 

O momento é uma provocação para novas reflexões a partir da apresentação de experiências acadêmicas, de pesquisa e prática profissional entre os palestrantes convidados, e a temática do evento.

 

Data: 20 de agosto de 2015

Horário: 17h

Localização: Salão Nobre da Prefeitura Municipal

Diálogos

Participantes Convidados:

A documentação fotográfica na era do digital: o que mudou e o que permaneceu.

Reflexão ancorada em exemplos sobre a prática de gerar, guardar e reproduzir documentos pelo processo digital. Breve discussão sobre a fotografia digital como suporte de memória.

FRANCISCA FERREIRA MICHELON

 

Professora da Universidade Federal de Pelotas no Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Estagiou no Arquivo Fotográfico da Câmara de Lisboa (2009) em conservação de fotografia. Participou das comissões que criaram os cursos de Bacharelado em Museologia (2006), Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2006), Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis(2008), todos da Universidade Federal de Pelotas. É docente efetiva do Coordenou o Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e coordenou o PPG de 2006 a 2008. Propôs a criação e coordena a Fototeca Memória da UFPel. É Editora das revistas eletrônicas Memória em Rede e Expressa Extensão. É tutora do Grupo Conservação e Restauro do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC). É coordenadora de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. Projetos aprovados e financiados em patrimônio cultural, com ênfase em museus e acervos.

TERESA LENZI

                    

Realizadora, artista, e professora na Universidade Federal do Rio Grande/RS/Brasil desde o ano de 1993, no Instituto de Letras e Artes / Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado. Pós-doutorado na Universidade de Barcelona/Facultad de Geografia i história (2013-14), Doutora em História, teoria e crítica da arte contemporânea pelo programa de Arte Contemporánea e Investigación, da Universidade de Castilla La Mancha, UCLM /España (2004-07). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS/ Brasil (1996-97), Especialista em Arte Educação - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas / UFPEL /Brasil 1989-90). Licenciada em Educação Artística Licenciatura Curta - Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande / FURG/Brasil /Brasil (1986-87). Graduada em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande / FURG/Brasil (1986-87). Atua na Graduação e Pós-Graduação do Curso de Artes Visuais / ILA / FURG/Brasil, nos quais da aulas de Fotografia, Arte Contemporânea, e orienta e desenvolve investigações em Poéticas Visuais, e História, Teoria e Crítica, nas áreas da Fotografia, Arte Contemporânea e Áudio visual. Coordena o projeto História de vidas vividas - Uma pesquisa compartilhada sobre a cultura portuguêsa da Ilha dos Marinheiros, o projeto Memória in vitro e o projeto Re-utilize. Atua nos grupos de investigação: Pesquisas em Artes Visuais - FURG (investigador) e PHOTOGRAPHEIN - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação - UFPEL investigador). Participou de diversas exposições nacionais e internacionais.

Universidade Federal do Rio Grande / Rio Grande / Rio Grande do Sul / Brasil.

Campus Carreiros. Avenida Itália Km 8, s/nº.

E-mail: tlenzi.lenzi@gmail.comtlenzi@terra.com.br

http://teresalenzi.wordpress.com

 

Link para o CV completo

http://lattes.cnpq.br/0895927612068566

FOTÓGRAFO MARCUS MACIEL/RIO GRANDE

 

 

Autodidata, iniciou na fotografia aos 14 anos. E seu primeiro contato com o foto jornalismo foi em 1998 no extinto jornal Folha da Cidade de Rio Grande. 

Em 2002 ingressou no seleto time de fotógrafos do Jornal Diário Popular, como free lancer, e sua primeira grande cobertura foi no mesmo ano, ao  cobrir a expointer, que recebeu  a visita do então presidente na época, Luiz Inacio Lula da Silva. Desde então começou a se destacar e publicar suas fotos nos principais veículos de comunicação do estado, como jornal Agora de Rio Grande, Zero Hora de Porto Alegre, Correio do Povo de Porto Alegre, O Sul de Porto Alegre, Estadão do Rio de Janeiro, O globo do Rio de Janeiro, Livros, revistas e agências de fotografia como a Press Digital de Porto Alegre e Futura Press de São Paulo. Tendo ainda contribuído com seu trabalho para a Transpetro e Petrobras. Ganhou importante prêmio da ADI (Associação dos Diários do Interior) com a cobertura do acidente entre o Micro-ônibus e caminhão na BR 471 e outro na Editora Photos em que teve seu portfólio divulgado no site da editora. Atualmente tem um studio fotográfico e vem se dedicando ao trabalho de fotografia de família, crianças, casamentos e eventos.

bottom of page